16 de janeiro de 2012

Menino se inspira em árvores e revoluciona captação de energia solar


O Fantástico de 15/01, contou a história de um menino de 13 anos que surpreendeu a comunidade científica. Ele apenas olhou para uma árvore e teve uma ideia genial. 


Aidan tem 13 anos e está na sétima série. No tempo livre, gosta de ficar no quarto dedilhando as cordas da guitarra. Ele tem a rotina como a de qualquer garoto da idade dele, mas descobriu uma maneira revolucionária de transformar a luz do sol em energia e agora é considerado um pequeno gênio. 


Aidan conta que tudo começou em uma viagem de férias. “A gente ficou em um lugar que tinha um painel solar, eu e meus pais queríamos ter um igual, mas na nossa casa não tinha espaço”, conta. 


E como resolver esse problema? Foi observando as árvores que Aidan teve uma ideia: talvez elas pudessem indicar o caminho para captar energia do sol de maneira mais eficiente e em um espaço menor, que coubesse no quintal da casa dele. 


“As árvores coletam a luz para produzir a própria energia. Então pensei: ‘elas estão aqui há milhões de anos e, com certeza, devem ter uma maneira mais eficiente do a que a nossa de fazer isso’”, diz Aidan.


O menino, então, fotografou a copa de várias árvores e percebeu que os galhos e as folhas seguiam um padrão matemático. Essa ordem é conhecida como Sequência de Fibonacci. E é encontrada em toda a natureza. Desde a forma de animais muito pequenos até furacões e grandes galáxias. 


Aidan fez o que qualquer criança hoje pode fazer. Pesquisou tudo na internet. E construiu uma árvore com 40 placas de captação de energia posicionadas como se fossem folhas. Ele descobriu o ângulo exato em que as placas deveriam ser instaladas. 


As placas são as mesmas usadas nos painéis planos. Elas captam a energia do sol e transformam a luz em corrente elétrica. Em três meses de medições diárias, Aidan descobriu que as placas apontadas para várias direções, absorviam mais luz do que na disposição plana. O trabalho dele ganhou o prêmio do museu de história natural americano. 


“A árvore solar é mais eficiente. Ela consegue captar 20% mais energia do que o painel plano”, diz Aidan. 

 Ele foi convidado para falar na abertura do encontro mundial sobre o futuro da energia no mundo que começa nesta segunda-feira (16), em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.




Celebridade do mundo científico, Aidan não deixou de ser um menino tímido e modesto. “Acho que eu encontrei algo que pode ser bom para o futuro, mas não me sinto um gênio, ainda sou apenas uma criança”, conclui o pequeno cientista.



Fonte:http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1677850-15605,00-MENINO+SE+INSPIRA+EM+ARVORES+E+REVOLUCIONA+CAPTACAO+DE+ENERGIA+SOLAR.html

Morre menina prodígio que chamou atenção de Bill Gates


Arifa Karim Randhawa, com apenas nove anos, chamou a atenção de Bill Gates ao se tornar a pessoa mais jovem do mundo a conseguir uma qualificação MCP (Microsoft Certified Professional)um certificado profissional da Microsoft, morreu em um centro médico da cidade oriental de Lahore.
A menor, que segundo fontes hospitalares tinha 14 anos, sofreu um infarto no dia 22 de dezembro e os médicos se mostraram muito pessimistas com a previsão médica, embora a família ainda tivesse esperanças de que sobrevivesse.

13 de janeiro de 2012

Você Sabia?

  • Que no dia 22/12 ocorreu o maior afastamento do Sol em relação ao Equador Celeste, sobre o hemisfério Sul. Ou seja, o Sol esteve a “pino” ao longo de todas as localidades que possuem latitude igual à do TRÓPICO DE CAPRICÓRNIO. Esta é a definição de Solstício de Verão. Neste dia tivemos a noite mais curta do ano! Agora, lentamente, o Sol se deslocará de volta para o Trópico de Câncer, passando a “pino” sobre o Equador Terrestre no Equinócio de Outono para os moradores do hemisfério Sul, em março, para finalmente chegar ao Trópico de Câncer, quando para os moradores do hemisfério Sul será o Solstício de Inverno, e de Verão para os moradores do hemisfério Norte.
  •  E que  no dia 05/01/2012,  a Terra passou por seu ponto mais próximo ao Sol. Como perceberam, não dá para perceber nada, mas isso porque a órbita da Terra é uma elipse de baixíssima excentricidade. Se fosse muito “achatada” como se vê em alguns livros didáticos teríamos que ver o Sol bem maior nesta ocasião e bem menor seis depois. 
Para entender melhor:
 

9 de janeiro de 2012

Dia do Fico

Você sabia que 9 de janeiro ficou conhecido como Dia do Fico porque nessa data o então príncipe regente do Brasil, D. Pedro, decidiu permanecer aqui, contrariando as ordens da Coroa portuguesa para que regressasse a Portugal. 

Após a vinda da família real, em 1808, o Brasil havia sido elevado à categoria de Reino Unido ao de Portugal e Algarves e quando D. João VI regressou a Portugal deixou aqui seu filho, D. Pedro, como regente. 

Mas os portugueses pretendiam que o Brasil voltasse à condição de Colônia, o que a presença de D. Pedro impedia. Após receber manifesto assinado por milhares de brasileiros pedindo sua permanência, D. Pedro proferiu a frase que se tornou célebre: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico." 

9 de janeiro passou à História como o Dia do Fico e em seguida D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a Portugal, abrindo caminho para a independência do Brasil.