Definições e características
Superdotadas e Talentosas são as pessoas que apresentam notável desempenho e/ou elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados:
- capacidade intelectual superior
- aptidão acadêmica específica
- pensamento criador ou produtivo
- capacidade de liderança
- talento especial para artes visuais, artes dramáticas e música
- capacidade psicomotora
Tuttle e Becker descreveram cada uma dessas áreas de superdotação:
Habilidade intelectual geral: esta categoria inclui indivíduos que demonstrem características tais como curiosidade intelectual, poder excepcional de observação, habilidades para abstrair, atitude de questionamento e habilidades de pensamento associativo. Talento acadêmico: esta área inclui os alunos que apresentam um desempenho excepcional na escola, que se saem muito bem em testes de conhecimento e que demonstram alta habilidade para as tarefas acadêmicas. Habilidades de pensamento criativo e produtivo: esta área inclui estudantes que apresentam idéias originais e que são capazes de perceber de muitas formas diferentes um determinado tópico. Liderança: inclui aqueles estudantes que emergem como os líderes sociais ou acadêmicos de um grupo. Artes visuais e cênicas: engloba os alunos que apresentam habilidades superiores para pintura, escultura, desenho, filmagem, dança, canto, teatro e para tocar instrumentos musicais. Habilidades psicomotoras: engloba aqueles estudantes que apresentam proezas atléticas, incluindo também o uso superior de habilidades motoras refinadas, necessárias para determinadas tarefas, e habilidades mecânicas. (texto retirado do livro Psicologia e Educação do Superdotado - Eunice Soriano Alencar - E.P.U. 1986)
Características dos superdotados:
Esta é uma pequena lista de características típicas do superdotado. Existem outras características que não foram citadas, principalmente as ligadas à superdotação artística e psicomotora, por haver menos pesquisas nestas áreas. É importante lembrar que nem todos os superdotados apresentam todas as características citadas na lista.
Segundo Tuttle e Becker, 1983:
- É curioso.
- É persistente no empenho de satisfazer os seus interesses e questões.
- É crítico de si mesmo e dos outros.
- Tem senso de humor altamente desenvolvido.
- Não é propenso a aceitar afirmações, respostas ou avaliações superficiais.
- Entende com facilidade princípios gerais.
- Tem facilidade em propor muitas idéias para um estímulo específico.
- É sensível a injustiças tanto no nível pessoal como no social.
- É líder em várias áreas.
- Vê relações entre idéias aparentemente diversas.
Segundo Gowan e Torrance, 1971:
- Reage positivamente a elementos novos, estranhos e misteriosos de seu ambiente.
- Persiste em examinar e explorar estímulos com o objetivo de conhecer melhor a respeito deles.
- Gosta de investigar, faz muitas perguntas.
- Apresenta uma forma original de resolver problemas, propondo muitas vezes soluções inusitadas.
- É independente, individualista e auto-suficiente.
- Tem grande imaginação e fantasia.
- Vê relações entre objetos.
- Tem sempre muitas idéias.
- Prefere idéias complexas, irrita-se com a rotina.
- Pode ocupar seu tempo de forma produtiva, sem ser necessária uma estimulação constante pelo professor.
(texto retirado do livro Psicologia e Educação do Superdotado - Eunice Soriano Alencar - E.P.U. 1986)