A Gripe A chamada popularmente de gripe suína, é uma doença que tem como conseqüência uma variante do vírus H1N1, que ataca aves, suínos e humanos, a transmissão e a apresentação dos sintomas da gripe suina pode ocorrer através do contato com o animal e objetos contaminados, o vírus também se espalha, inclusive pelo próprio ar ambiente. Esses vírus têm alto poder de mutação e contaminação. Por isso, é mais letal que o da gripe comum
Sintomas da Gripe Suína
Os sintomas são muito parecidos com a gripe comum, porém, mais agudos e incluem febre acima de 38°, moleza, falta de apetite e tosse. Coriza clara, garganta seca, náusea, vômito e diarréia também podem acontecer; assim como, dores de cabeça, irritação nos olhos e dor muscular e articular. Para os porcos já existem vacinas, mas para os seres humanos ainda não temos nada, e pode levar uns 6 meses para que isso ocorra.
O medicamento oseltamivir segundo a OMS, mostrou eficiência nos primeiros testes contra o vírus H1N1, mas não se pode afirmar totalmente ainda tal efeito. O que podemos fazer é sempre estar lavando as mãos, mesmo porque temos que evitar as gripes comuns, que também pode trazer consequências.
Medidas preventivas
Um comentário:
Olá,
Para prevenção do vírus Influenza A (H1N1) não é eficaz apenas lavar as mãos.
É necessário que a pessoa - além dos cuidados básicos como lavar constantemente as mãos com água e sabão, cobrir nariz e boca com um lenço ao espirrar ou tossir - evite aglomerações, não divida objetos de uso pessoal como toalhas de banho, talheres e copos.
Para mais informações:
fernanda.scavacini@saude.gov.br.
Assessoria de Comunicação
Ministério da Saúde
Postar um comentário