20 de setembro de 2011

Experiência "Leite Colorido"

No dia 19/09, fizemos uma pequena experiência chamada leite colorido. Nessa experiência, um balé psicodélico de diversas cores acontece em cima do leite. É como se a bebida fosse o palco de diversos corantes coloridos (os bailarinos) que quando recebem o "comando" do detergente (o diretor do espetáculo) começam a se mexer.
Coloque um pouco de leite em um prato fundo, gotas de corante.


E a parte mais legal da experiência! Pingar algumas gotas de detergente em cima do corante.

 

Se você deixar o detergente agir elas vão ficar dançando um bom tempo, isso acontece porque o detergente quebra a camada de gordura do leite, ai ele consegue espalhar todas as gotinhas que estavam na superfície.



Testando a Eletricidade estática

Separe aí uma bexiga e uma flanela ou cachecol de lã. Esfregue vigorosamente a flanela na bexiga. Aproxime a bexiga dos cabelos. Veja o que acontece:

Os cabelos são atraídos pela bexiga!  


  Por que isto acontece?
     Ao esfregar a bexiga na blusa da nossa amiga Bia, criamos uma carga de eletricidade, a eletricidade estática. Ela faz com que a bexiga grude em todos os lugares.
   É por isso que a bexiga atrai os cabelos como se fosse um imã.







Maria Clara Sodré recebe prêmio pela inclusão escolar de superdotados

Olheira de gênios em favelas

Pedagoga seleciona e oferece cursos a crianças superdotadas de comunidades do Rio

Rio - Elas são crianças como as outras. Gostam de jogar bola e bater papo no Facebook. Mas quando o assunto é Matemática ou Língua Portuguesa, são muito diferentes: querem saber sempre mais, encontrar uma chave própria para resolver problemas e não sossegam enquanto não vencem o desafio. A questão é que essa habilidade corre o risco de ser deixada de lado em comunidades pobres, sem estrutura e diante de dificuldades urgentes. Não se depender da pedagoga Maria Clara Sodré.
foto materia principal
Ela e sua equipe trabalham há 10 anos com superdotados carentes. Diretora do Instituto Lecca, cujas salas de aulas ficam atrás da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, no Passeio Público, ela recebeu de O DIA a medalha ‘Orgulho do Rio’. "Fico muito feliz de fazer parte da história do jornal, sobretudo pela oportunidade de lançar luz sobre as necessidades das crianças superdotadas de baixa renda”, comentou.

Com doutorado nos EUA,Maria Clara é especialista em lidar com essas crianças que aqui não têm atenção: “Como estão à frente da turma, os superdotados são dispersos ou bagunceiros. As diretoras querem se ver livres deles”.
Sem recursos para atender a todos, ela escolhe 24 alunos por ano, num teste com 2.500 indicados por 40 escolas. Se empatar, vence o mais pobre. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 2% da população infantil é superdotada.
Estudantes têm aulas extras no contraturno
O Instituto Lecca atende 48 alunos considerados superdotados em dois turnos, com 24 estudantes em cada um deles. Quem estuda na rede pública pela manhã assiste às aulas no instituto no período da tarde e vice-versa.
Eles cursam os dois anos finais do Ensino Fundamental e são preparados para disputar vagas nos melhores colégios da rede pública, como o Pedro II, o Colégio de Aplicação da Uerj e o Colégio Militar. Geralmente, passam todos, e com as melhores colocações. Uma vez nas escolas, é comum que se dediquem a auxiliar outros colegas, conta Maria Clara.

Fonte:http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2011/9/olheira_de_genios_em_favelas_192999.html

18 de setembro de 2011

Lego Educacional

             O Projeto Lego Educacional  tem como principais objetivos formar pessoas globalizadas, criativas, autônomas e flexíveis.  Contextualizar, construir, analisar, trabalhar em grupo, resolver problemas, solucionar desafios, superar dificuldades, aprender fazendo, são só alguns dos aspectos abordados em sala de aula.
           O valor educativo do Lego Educacional não se esgota na construção de modelos, ao projetar, construir, programar e operar protótipos tecnológicos, o educando se apropria de muitos conceitos científicos e adquire connhecimento para elaborar pesquisas e aplicá-las nas diferentes áreas do conhecimento.
Veja a seguir alguns momentos das aulas de Lego na Sala de Recursos.








15 de setembro de 2011

Nasa anuncia novo foguete que promete levar homem a Marte

O SLS é o foguete mais potente desde o Saturno V, que levou os astronautas à Lua, e custará 60 bilhões de reais

A Nasa divulgou nesta quarta-feira (14) o projeto de um enorme novo foguete capaz de lançar voos espaciais tripulados para além da órbita terrestre baixa e, finalmente, até Marte.
O chefe da agência espacial americana Charles Bolden apresentou o design do novo sistema de lançamento espacial, que a Nasa está promovendo como o foguete mais potente desde o Saturno V, que levou o homem à Lua.
"Este novo sistema de lançamento criará postos de trabalho bem remunerados nos Estados Unidos, manterá a liderança americana no espaço e será a inspiração de milhões de pessoas em todo o mundo", disse Bolden.
O foguete, que precisará até 2017 de cerca de 35 bilhões de dólares (60 bilhões de reais)para arcar com sua construção e custos, irá preencher uma lacuna no programa de voos tripulados dos EUA, criada após a aposentadoria do programa de ônibus espaciais, em julho.
Mas a Nasa afirmou que ele será muito mais poderoso e poderá transportar uma carga muito maior através da órbita baixa da Terra em direção ao espaço profundo, e, eventualmente, até Marte.
Ainda assim, o chamado SLS  (sigla em inglês para Sistema de Lançamento Espacial) tem muitas semelhanças com os ônibus espaciais, afirmou John Logsdon, ex-diretor do Instituto de Política Espacial da Universidade George Washington.

Por exemplo, o primeiro estágio do novo lançador vai utilizar motor criogênico do ônibus espacial alimentado com uma mistura de hidrogênio e oxigênio mantido a temperaturas muito baixas, disse à AFP.
O sistema será coberto com uma cápsula inicialmente capaz de transportar ao espaço cargas de 70 a 100 toneladas métricas, e se expandirá ao longo do tempo para transportar até 130 toneladas métricas.
"O propulsor será o mais poderoso da América desde o foguete Saturno V, que levou os astronautas da Apollo à Lua e irá lançar os seres humanos a locais que ninguém jamais esteve", disse a Nasa em um comunicado.
"O SLS irá levar tripulações humanas para além da órbita baixa da Terra na cápsula Orion, agora chamada de Veículo Tripulado de Multiplos Propósitos", explicou a Nasa.
O primeiro teste de lançamento está previsto para 2017 e será seguido por voos tripulados em 2021.
A Nasa poderia utilizá-lo para uma missão a um asteróide em 2025. A agência indicou que espera enviar astronautas em torno de Marte antes de eventualmente pousar no Planeta Vermelho, mas não antes de 2030.



Fonte:http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/nasa-anuncia-novo-foguete-que-promete-levar-homem-a-marte/n1597209915660.html