Filhos superdotados
Crianças com altas habilidades têm direito à formação complementar
O que faz uma criança ser considerada superdotada? Ela é mais inteligente em tudo? Ou somente em algumas áreas do conhecimento? Ela precisa de atenção especial? Como escolher a escola para um filho com inteligência acima da média? O programa Papo de Mãe convidou pais de filhos superdotados e especialistas para debater esses e outros assuntos. Entre eles, a psicóloga Christina Mena Barreto Cupertino, membro do Conselho Brasileiro para Superdotação; o psquiatra Victor Bigelli de Carvalho, do Instituto de Psicologia do Hospital das Clínicas de São Paulo, e o neuropediatra Paulo Breinis, do Hospital Infantil Sabará e do Hospital São Luiz.
O número de alunos superdotados registrado pelo Ministério da Educação (MEC) quintuplicou em cinco anos e passou para 5,6 mil em 2010. Apenas uma pequena parcela da população com esse potencial tem acesso ao atendimento especial, garantido por lei. O MEC criou núcleos de atividades em superdotação em todos os Estados para auxiliar as escolas quando elas reconhecem alunos com esse perfil.
O que pouca gente sabe é que o Conselho Nacional de Educação determina que todo aluno com altas habilidades tenha acesso a uma formação complementar em unidades de atendimento especializado, seja em instituições pública, particular ou filantrópica.
Fonte:http://tvbrasil.org.br/papodemae/ acompanhe a matéria bastante esclarecedora postada no blog Papo de Mãe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário