30 de novembro de 2014

Visita ao Museu da Imprensa Nacional







                     No dia 27/11/2014, tive a oportunidade de fazer uma viagem no" túnel do tempo", a visita ao museu da Imprensa Nacional, foi possível ver a evolução da imprensa, e  a memória de homens ilustres que a promoveram.

                  O Museu da Imprensa é considerado o oitavo mais importante no gênero do mundo e recebe cerca de oito mil visitas a cada ano. Em sua área de 680 metros quadrados, encontram-se cerca de 600 peças e documentos raros.


               Uma valiosa peça é o Prelo Machado de Assis, de origem inglesa e fabricado em 1833. Trata-se de uma máquina de impressão tipográfica para produção de jornais. Ela funcionou na Imprensa Nacional até o ano de 1940.
                A fama dessa peça tem razão de ser. É que ela foi o instrumento de trabalho do célebre escritor Machado de Assis que,  simultaneamente aos primeiros passos na literatura, foi servidor da Imprensa Nacional, entre 1856 e 1858. Trabalhou como aprendiz de tipógrafo na impressora. Seu chefe a partir de 1857, foi outro grande nome da literatura brasileira, o escritor Manuel Antônio de Almeida, um dos precursores do realismo e do romance urbano no Brasil.
                 Machado de Assis é patrono da Imprensa Nacional, desde 13 de janeiro de 1997. Ele voltaria a trabalhar no órgão em 8 de abril de 1867, na função de assessor do diretor do “Diário Oficial”, que ocupou até  6 de janeiro de 1874.












Fonte:http://portal.in.gov.br/museu/o-museu-da-imprensa

Nenhum comentário: